terça-feira, 12 de maio de 2009

Artigo Publicado no Jornal Folha de Notícias em xx/xx/xxxx Por Jânio Oliveira


INTERNET – AS PÉROLAS DA ESTRADA DA INFORMAÇÃO: GOOGLE E SEUS RECURSOS PRECIOSOS

Por Jânio Oliveira (*)


Quem vive o mundo da informática está sempre em busca de grandes novidades. E não é para menos. Numa área tão dinâmica, diante de um mercado tão competitivo quem ler mais tem muito mais perspectivas de sucesso. Contudo, Sanmya Feitosa Tajra, em Tajra (2002:17) reforça nossa pretensão de que “o mais importante não é apenas ter acesso à informação, mas saber lidar com a informação e transformá-la em conhecimento. (...)”.
Vivemos na era da Tecnologia da Informação, na era cibernética, onde quem detém estes elementos vitais, sai na frente! As coisas aqui evoluem rapidamente e só nos damos conta disso quando percebemos que é impossível viver sem coisas que há uma década simplesmente não existiam. Até pouco tempo atrás, quando alguém queria encontrar uma informação importante, recorria a uma enciclopédia e pesquisava o assunto desejado. Os pontos traumáticos desse sistema de pesquisa eram vários: preço, dificuldade de manuseio, atualização precária, dentre outros.

Mas isso é passado. Hoje, quem necessita obter informações sobre qualquer assunto não tem dúvida e, imediatamente, recorre à grande fonte de informação digital, atual: a Internet, a grande “teia” mundial como ela é assim conhecida.

Entretanto, muita gente associa Internet a “baboseiras”, “lixo virtual” e tantos outros termos depreciativos, como a “Pedofilia”, “Sexo Bizarro”, etc., mas não é bem assim, a Internet é uma fonte inesgotável para pesquisa, negócios, dentre outros e quem utilizá-la com objetivos sérios, certamente, terá resultados surpreendentes.

Mas esta grande “Estrada da Informação” não pára por aí, nela podemos encontrar verdadeiras “pérolas raras” e é fundamentado neste propósito que teceremos neste artigo, comentários acerca do site de busca mais acessado do planeta, o “Google”, mormente os seus recursos “escondidos” ou pouco conhecidos por muitos, os quais são verdadeiras “pérolas”.

Pra começar, você sabia que pode efetuar cálculos na própria tela do Google ou que pode fazer uma busca refinada de Imagens por resolução ou formato? Ou que ainda pode usar o Google para traduzir expressões em vários idiomas? E que ainda pode ter a sua disposição um Disco Virtual grátis, o GMAILFS para o armazenamento de arquivos na Internet? E ainda pode dispor de um excelente software grátis para Organização e Edição de Imagens, o PICASA? E de um e-mail com espaço gigante, nada mais do que 2 GB, o GMAIL, dentre outros? É exatamente por isto e por outros recursos oferecidos que tornam esta ferramenta de busca, a número 1 da categoria e é calcado neste propósito que, neste primeiro artigo, falaremos inicialmente de algumas dessas verdadeiras pérolas, ao tempo em que forneceremos dicas úteis que, certamente, melhorarão a vida do Internauta.

Sabemos que existem vários sites que permitem buscar informações na “teia”, podemos citar o Altavista, o Yahoo, o Google, etc. O Yahoo tem um serviço semelhante ao do Google ficando na vice-liderança. Já o MSN da Microsoft está com projetos de implementação de novos recursos.
No início, o site de busca de informações mais acessado era o “Altavista”, contudo, mais recentemente, os usuários de todo o planeta migraram deste para o Google assim que descobriram que a nova ferramenta era mais prática que a anterior. É a chamada lei da oferta e da procura, afinal aquele que oferecer mecanismos mais refinados de busca, sairá na frente, pois se descobriu que no mundo da Internet, o internauta não é um cliente fiel. Sendo assim, pesquisas da “Nasdaq”, a bolsa eletrônica americana, apontam que o Google é a mais valiosa empresa de mídia do planeta.
A missão do Google é oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis, oferecendo acesso a mais de 1,3 bilhão de páginas, respondendo em média a mais de 100 milhões de consultas por dia.
Inicialmente, o Google, uma empresa sediada em Mountain View na Califórnia/EUA, é um site que virou sinônimo de “procurar algo” na Internet e há mais de 6 anos auxillia, em 80 idiomas, bilhões de Internautas a encontrar informações na grande “teia” tanto para fins benéficos quanto para fins maléficos. Para acessar a ferramenta de busca do Google no Brasil, basta digitar o domínio:
www.google.com.br

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes PhD de Stanford em 1998, tornando-se em pouco tempo a empresa de mídia preferida dos Internautas. Uma inovação que contribuiu decisivamente para o sucesso do site, foi o seu algoritmo, isto é, o conjunto de instruções que permitiu ao Google ordenar suas respostas começando pelas páginas com maior relevância. Hoje, cerca de 70% dos Internautas iniciam a exploração da grande “teia” por este sistema de busca.
Segundo informações do próprio site “Google” é o trocadilho com a palavra “Googol” que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na Web e no mundo.
Este poderoso sistema de busca possui verdadeiras “pérolas” escondidas ou pouco conhecidas por muitos, anteriormente citados no início deste artigo e agora, iremos conhecer alguns de seus recursos mais valiosos. Comecemos então, pela Calculadora.

Módulo “Calculadora”
Digite na caixa Pesquisar uma das operações abaixo, seguido de ou, se preferir, clicando no botão “pesquisar”:

Atenção: sempre inserir espaço entre valor e operador e valor.

50 + 50
800 – 700
10 * 10
200 / 2
10 % of 1000
2 ^ 10

Um exemplo...



"Pesquisa de Imagens"

A pesquisa de Imagens do Google é a de mais fácil compreensão e a mais completa da Internet, com mais de 390 milhões de imagens indexadas e disponíveis para visualização. Mas é bom frisar que estas imagens podem estar protegidas por copyrights, o que impede assim o seu uso. Para poder usá-las é aconselhável contactar o site do autor, a fim de que sejam dadas as devidas permissões.

Para fazer uma busca de imagens é semelhante ao usado para pesquisar textos. Basta digitar o nome correspondente à imagem na tela principal do Google e clicar sobre a opção Imagens, seguido de ou clicando no botão pesquisar. Veja no exemplo abaixo:

Pesquisando imagens no Google...


Digite na caixa de pesquisa: imagens do Japão e clique no item Imagens. Em seguida, basta clicar no botão “Pesquisa Google”

O resultado da pesquisa...

Ele trará imagens do Japão em formato Thumbnail – imagens reduzidas, as quais contêm “links” para as versões em tamanho original.

Dica: o usuário ainda pode refinar a busca clicando no item “pesquisa avançada de imagens.

Aparecerá a seguinte tela...


Uma boa dica...o usuário ainda pode refinar a busca utilizando as opções que aparecem destacadas em vermelho, como por exemplo:

Determinar que sejam mostradas apenas imagens que apresentem determinado tipo de resolução: alta, média ou baixa.
Buscar imagens que apresentem determinado formato, como por exemplo JPG, entre outros.

Pode-se ainda incluir no campo da pesquisa a seguinte expressão:

Japão filetype:jpg
Outro exemplo...
Aracaju filetype:jpg


"Ferramentas de Idiomas"

O recurso “Ferramentas de Idiomas” do Google oferece opções para refinar pesquisas no que diz respeito ao idioma, diversas versões do site pelo mundo, além de oferecer um “tradutor de expressões”, o qual converte termos de várias línguas para várias línguas. Vejamos um exemplo:

Traduzindo expressões...

Inicialmente, na tela principal do Google, clique no item “Ferramentas de Idiomas

Na caixa abaixo preencha a caixa de texto “Traduzir o texto” escolha no drop down o idioma a ser traduzido. Lembre-se de que o idioma padrão do Google é o inglês. Finalmente, clique sobre o botão Traduzir. Vejamos mais detalhadamente os procedimentos:

Digite a expressão aqui.
Clique no drop down para a escolha do idioma. Finalmente, clique no botão Traduzir.

Solicitei a tradução da expressão “amigos para sempre” e o Google forneceu os seguintes resultados:

Inglês: “friends forever”

Espanhol: “amigos por siempre“

Francês: “amis pour toujours“

Italiano: “amici per sempre “

Alemão: “Freunde für immer“
Japonês:

Nas próximas edições exploraremos outros recursos valiosos do “Google”, todos eles grátis, tais como: o GMAIL – excelente e-mail com espaço gigante, nada mais do que 2GB, o GMAILFS – Disco Virtual para Armazenamento de informações na Rede, o PICASA – Excelente Organizador e Editor de Imagens, conforme citados anteriormente.

Espero que tenham gostado do artigo. Grande abraço e até a próxima edição!

(*) Jânio Oliveira, Professor Universitário pela UNIT – Universidade Tiradentes – 15 anos, DBA – Administrador de Banco de Dados (Suporte) pela Cia. de Processamento de Dados de Sergipe PRODASE/AGETIS – 22 anos, Pós- Graduado em Tecnologia Educacional e Mestrando em Educação.

Por favor, faça um comentário sobre o artigo

2 comentários:

  1. Parabéns belo trabalho desenvolvido no blog.
    Também vindo de um profissional como você só poderia ter material de tal qualidade!
    Suuuuper abraço!
    Ah! Obrigado por ter incluso na sua lista de Blog.

    PaulSoft

    ResponderExcluir
  2. Olá Janio, já sabia um pouco sobreessas perolas, msmo pq adoro o google e seus produtos. Gostaria de saber se vc tb já desvendou todos os recursos do gmail?

    ResponderExcluir