

INTERNET – AS PÉROLAS DA ESTRADA DA INFORMAÇÃO: GOOGLE E SEUS RECURSOS PRECIOSOS
Por Jânio Oliveira (*)
Mas isso é passado. Hoje, quem necessita obter informações sobre qualquer assunto não tem dúvida e, imediatamente, recorre à grande fonte de informação digital, atual: a Internet, a grande “teia” mundial como ela é assim conhecida.
Entretanto, muita gente associa Internet a “baboseiras”, “lixo virtual” e tantos outros termos depreciativos, como a “Pedofilia”, “Sexo Bizarro”, etc., mas não é bem assim, a Internet é uma fonte inesgotável para pesquisa, negócios, dentre outros e quem utilizá-la com objetivos sérios, certamente, terá resultados surpreendentes.
Mas esta grande “Estrada da Informação” não pára por aí, nela podemos encontrar verdadeiras “pérolas raras” e é fundamentado neste propósito que teceremos neste artigo, comentários acerca do site de busca mais acessado do planeta, o “Google”, mormente os seus recursos “escondidos” ou pouco conhecidos por muitos, os quais são verdadeiras “pérolas”.
Pra começar, você sabia que pode efetuar cálculos na própria tela do Google ou que pode fazer uma busca refinada de Imagens por resolução ou formato? Ou que ainda pode usar o Google para traduzir expressões em vários idiomas? E que ainda pode ter a sua disposição um Disco Virtual grátis, o GMAILFS para o armazenamento de arquivos na Internet? E ainda pode dispor de um excelente software grátis para Organização e Edição de Imagens, o PICASA? E de um e-mail com espaço gigante, nada mais do que 2 GB, o GMAIL, dentre outros? É exatamente por isto e por outros recursos oferecidos que tornam esta ferramenta de busca, a número 1 da categoria e é calcado neste propósito que, neste primeiro artigo, falaremos inicialmente de algumas dessas verdadeiras pérolas, ao tempo em que forneceremos dicas úteis que, certamente, melhorarão a vida do Internauta.
Sabemos que existem vários sites que permitem buscar informações na “teia”, podemos citar o Altavista, o Yahoo, o Google, etc. O Yahoo tem um serviço semelhante ao do Google ficando na vice-liderança. Já o MSN da Microsoft está com projetos de implementação de novos recursos.
O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes PhD de Stanford em 1998, tornando-se em pouco tempo a empresa de mídia preferida dos Internautas. Uma inovação que contribuiu decisivamente para o sucesso do site, foi o seu algoritmo, isto é, o conjunto de instruções que permitiu ao Google ordenar suas respostas começando pelas páginas com maior relevância. Hoje, cerca de 70% dos Internautas iniciam a exploração da grande “teia” por este sistema de busca.
Módulo “Calculadora”
Digite na caixa Pesquisar uma das operações abaixo, seguido de
50 + 50
800 – 700
10 * 10
200 / 2
10 % of 1000
2 ^ 10
Um exemplo...

A pesquisa de Imagens do Google é a de mais fácil compreensão e a mais completa da Internet, com mais de 390 milhões de imagens indexadas e disponíveis para visualização. Mas é bom frisar que estas imagens podem estar protegidas por copyrights, o que impede assim o seu uso. Para poder usá-las é aconselhável contactar o site do autor, a fim de que sejam dadas as devidas permissões.
Para fazer uma busca de imagens é semelhante ao usado para pesquisar textos. Basta digitar o nome correspondente à imagem na tela principal do Google e clicar sobre a opção Imagens, seguido de
Pesquisando imagens no Google...
Digite na caixa de pesquisa: imagens do Japão e clique no item Imagens. Em seguida, basta clicar no botão “Pesquisa Google”
O resultado da pesquisa...
Ele trará imagens do Japão em formato Thumbnail – imagens reduzidas, as quais contêm “links” para as versões em tamanho original.
Dica: o usuário ainda pode refinar a busca clicando no item “pesquisa avançada de imagens.
Aparecerá a seguinte tela...
Uma boa dica...o usuário ainda pode refinar a busca utilizando as opções que aparecem destacadas em vermelho, como por exemplo:
Determinar que sejam mostradas apenas imagens que apresentem determinado tipo de resolução: alta, média ou baixa.
Buscar imagens que apresentem determinado formato, como por exemplo JPG, entre outros.
Pode-se ainda incluir no campo da pesquisa a seguinte expressão:
Japão filetype:jpg
Outro exemplo...
Aracaju filetype:jpg
"Ferramentas de Idiomas"
O recurso “Ferramentas de Idiomas” do Google oferece opções para refinar pesquisas no que diz respeito ao idioma, diversas versões do site pelo mundo, além de oferecer um “tradutor de expressões”, o qual converte termos de várias línguas para várias línguas. Vejamos um exemplo:
Traduzindo expressões...
Inicialmente, na tela principal do Google, clique no item “Ferramentas de Idiomas
Na caixa abaixo preencha a caixa de texto “Traduzir o texto” escolha no drop down o idioma a ser traduzido. Lembre-se de que o idioma padrão do Google é o inglês. Finalmente, clique sobre o botão Traduzir. Vejamos mais detalhadamente os procedimentos:
Digite a expressão aqui.
Clique no drop down para a escolha do idioma. Finalmente, clique no botão Traduzir.
Solicitei a tradução da expressão “amigos para sempre” e o Google forneceu os seguintes resultados:
Inglês: “friends forever”
Espanhol: “amigos por siempre“
Francês: “amis pour toujours“
Italiano: “amici per sempre “
Alemão: “Freunde für immer“
Japonês:
Nas próximas edições exploraremos outros recursos valiosos do “Google”, todos eles grátis, tais como: o GMAIL – excelente e-mail com espaço gigante, nada mais do que 2GB, o GMAILFS – Disco Virtual para Armazenamento de informações na Rede, o PICASA – Excelente Organizador e Editor de Imagens, conforme citados anteriormente.
Espero que tenham gostado do artigo. Grande abraço e até a próxima edição!
(*) Jânio Oliveira, Professor Universitário pela UNIT – Universidade Tiradentes – 15 anos, DBA – Administrador de Banco de Dados (Suporte) pela Cia. de Processamento de Dados de Sergipe PRODASE/AGETIS – 22 anos, Pós- Graduado em Tecnologia Educacional e Mestrando em Educação.
Por favor, faça um comentário sobre o artigo